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sexta-feira, 15 de julho de 2011

Procempa e Cogel, mediados pela Procergs, no 2º painel do POA Wireless 2011


O segundo painel da tarde do 5º Porto Alegre Wireless denominado Solução e Gestão Eficiente do Legado nas Cidades da Copa reuniu representantes da Procempa e da Cogel, empresa de comunicação de Salvador (BA) sob a mediação de Lino Kieling, diretor técnico da Procergs.
Procempa
Lafaiete Everardi dos Santos, gerente de Operações da Procempa, apresentou visão geral da infraestrutura e dos serviços prestados pela empresa, a exemplo dos mais de 600 quilômetros de infovia, 257 quilômetros de dutos e dos 550 sites da prefeitura sob a responsabilidade da Empresa.
Demonstrando o que se pode fazer a partir da infraestrutura, o gerente referiu a integração de centrais telefônicas da PMPA, que vem gerando economia da ordem de R$7milhões/ano aos cofres municipais.
Videomonitoramento, hotspots que disponibilizam acesso gratuito à Internet, além dos projetos para a Copa 2014 (central de missão crítica municipal, call center unificado, avenidas inteligentes, comunicação móvel – com rádio trunking, a construção do nov datacenter da empresa e a infovia MPLS de 10Gps) foram apresentados à platéia.
Cogel
Nailton Lantyerm Filho, presidente da empresa de tecnologia de Salvador (BA) iniciou falando sobre o projeto Conectividade para a Copa 2014, o qual, segundo o gestor contempla a infovia e moderniza a gestão pública.
Nailton ainda deu panorama sobre sua cidade, garantindo que “ lá existe a maior densidade populacional”, mas entretando o município é também o penúltimo em PIB/percapita entre as capitais.
O presidente não economizou elogios à Procempa, dizendo que a Cogel se espelha muito nas experiências tecnológicas implantadas em Porto Alegre: “A Diretoria da Procempa tem sido muito importante e colaborativa conosco”. Naylton ainda foi incisivo ao falar que  existem grandes perspectivas para Salvador: “Pretendemos ser referência  em Governo Eletrônico na cidade.”
O gestor da Cogel ainda lembrou que sua empresa é a responsável pelo fornecimento de toda tecnologia para o carnaval. “ A população no carnaval chega, na cidade a dois milhões de pessoas circulando pela rua, enquanto que uma Copa do Mundo, por exemplo, reúne 60 mil pessoas num estádio, e nunca se teve uma rede própria para isso”, alertou ele.

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