Contato

diogenes.casagrande@consultores.com.br

http://twitter.com/ConsultorC

Skype

Skype: diogenes.oliveira.casagrande

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Helicopteros para SAMU/RS - Resultado

Como já se sabia, o resultado da licitação 980/CELIC/2013, para a aquisição de dois helicópteros para a Secretaria da Saúde do RS, não deu outra. São Koalas AW 119, fornecidos pela Aeromot. O assunto esta agora na Promotoria Pública do RS e Tribunal de Contas do Estado.
Esta aquisição, em seu nascedouro, visava atender a Copa 2014. Com o advento da Boate Kiss e o uso dos helicópteros militares para transporte de vitimas para Porto Alegre, descobriu-se a necessidade de adquirir aeronaves para atendimento SAMU. A base dos estudos foi o sistema ADAC alemão, o melhor serviço aeromédico do mundo. Resguardadas as proporções, projetou-se 5 helicópteros para atender as áreas de maior população do estado. Nos estudos, verificou-se que o mais adequado são os biturbinas, principalmente pelos seus espaços internos, autonomia de voo, etc. Para pilotar estas UTIs aéreas, nada melhor do que a nossa glorioso Brigada Militar, com seus pilotos maravilhosos. Temos também excepcionais pilotos na nossa valorosa Policia Civil.
O erro: A equipe que vinha fazendo os estudos foi substituída por outra e zerado o processo. Ano de eleições, decisões apressadas e contenção de despesas, virou um monoturbina multimissão. Mesmo os apaixonados pelo Koala, hão de convir que não é a aeronave mais adequada para uma missão aeromédica, pois não tem altura suficiente para um RCP, as pernas vão para dentro da cauda, etc. A indignação que ronda os corredores da Secretaria Estadual da Saúde, é que o dinheiro da saúde esta indo para aeronaves policiais, sem qualquer vantagem para a área médica. Resgate é uma coisa, aeromédico é totalmente diferente. O que falta é a padronização dos tipos de aeronaves a serem utilizadas para cada serviço (até porque, SMJ, os treinamentos e hangares devem serem diferenciados). Só profissionais médicos e pilotos, possuem esta capacidade de ajudar a normatizar, junto ao Ministério da Saúde, Justiça, Defesa e Ambiental, estas máquinas maravilhosas. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário