Contato

diogenes.casagrande@consultores.com.br

http://twitter.com/ConsultorC

Skype

Skype: diogenes.oliveira.casagrande

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Vision-Box automatiza o Aeroporto de Guarulhos.

Os brasileiros que usam o Aeroporto Internacional de São Paulo nas viagens ao exterior agora devem enfrentar menos filas.
A maior e mais moderna delegacia da Polícia Federal em aeroportos do Brasil foi inaugurada nesta quinta-feira (25). Mas o que todo mundo queria ver era o novo sistema eletrônico de checagem de passaportes. Em vez de parar nas cabines, onde a inspeção é feita manualmente, o passageiro de voo internacional, que usa o aeroporto de Guarulhos, tem agora uma opção bem mais rápida e prática.
O sistema funciona assim: o passageiro brasileiro, maior de idade, e que tenha o passaporte com o chip, tanto na hora de embarcar quanto na hora de desembarcar, ele se aproxima da máquina, coloca o passaporte nessa posição: fotografia virada para baixo.
E ai o sistema começa a conferir as informações que estão no chip. Se o passaporte está em dia ou não ou se aquele passageiro tem ou não alguma pendência com a Justiça, é uma pessoa procurada ou não. Não sou. Portanto, ele
abriu a porta, eu entrei e vou para o segundo estágio. Aí, a máquina, por uma câmara, vai fazer o reconhecimento facial meu e vai comparar com as informações que estão no passaporte.
Quando o reconhecimento bate com a foto do passaporte, o passageiro é liberado. Do contrário, a segunda porta não abre e um agente da Policia Federal faz a checagem manual. Menores de idade não poderão usar o novo sistema.
“Por uma medida adicional de segurança, o menor brasileiro ainda continuará saindo do país somente depois da fiscalização pelo policial federal da autorização de menor assinada pelo pai, mãe ou poder judiciário”, explica Wagner Castilho, chefe da Polícia Federal no aeroporto.
Segundo a Polícia Federal, com o sistema eletrônico o tempo da vistoria do passaporte dos brasileiros cai de 3 minutos, em média, para menos de 30 segundos.
“Quando chega de manhã cedo, aquele sono, aquela canseira e aquela fila para dar, para sair. Ai é difícil. Vai ajudar demais. Está aprovado, viu?”, diz o empresário Domício Marcucci.

Segundo a Polícia Federal, até 2016 todos os passaportes brasileiros terão o chip compatível com esse sistema de reconhecimento.



Fonte: G1 - Jornal Nacional.
Foto: Davi Ribeiro/Folhapress.



Nenhum comentário:

Postar um comentário