Por: Eduardo Beni
| 21/08/2013
A Helibras acaba de inaugurar sua nova base de atendimento e excelência em
pós-vendas. O Centro de Suporte ao Cliente (CSC) está localizado em Atibaia,
interior de São Paulo, e vai receber e gerenciar todas as solicitações dos
clientes relacionadas à manutenção, reparo, fornecimento de peças, garantia e
assistência técnica, de todos os operadores de helicópteros Helibras/Eurocopter
no país.
Com o objetivo de melhorar o nível de satisfação de nossos clientes, uma
equipe de aproximadamente 25 pessoas estará disponível diariamente e em horário
diferenciado, prestando atendimento e acompanhamento sobre cada solicitação dos
clientes, inclusive os casos emergenciais chamados AOG (aircraft on ground), em
que as aeronaves não podem operar enquanto os serviços e/ou as peças não são
entregues para a solução do problema reportado.
O local também vai abrigar o Centro de Logística de toda a empresa,
organizando e agilizando o estoque de peças, de ferramentas e de materiais
utilizados nas oficinas e pelos técnicos que trabalham diretamente nas bases
dos operadores. “A transferência e a concentração do estoque no Centro de
Suporte ao Cliente atendem à necessidade de estarem em um local estratégico,
com fácil acesso a São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro por rodovias e
próximo aos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas), Congonhas
e Campo de Marte (São Paulo), o que vai garantir uma grande conectividade e um
rápido suprimento de todas oficinas e operadores no país”,explica Flávio Pires,
vice-presidente de Suporte e Serviços.
A reestruturação do setor de pós-vendas, com foco na satisfação do cliente e
na qualidade final dos serviços prestados, estava prevista no processo de
expansão e reorganização da empresa, que incluiu o novo prédio em condomínio
empresarial na cidade de Atibaia (SP) e a contratação de uma empresa de
logística responsável em apoiar as atividades do CSC.
Além disso, a equipe de logística contará com a certificação “Linha Azul”,
para aquisição de peças no exterior, que é um regime diferenciado da Receita
Federal que agiliza e diminui a burocracia em todos os processos de importação
de produtos e permite um tratamento alfandegário especial, de forma expressa e
contínua.
Os contatos com o CSC já podem ser feitos pelos clientes em todo o país,
diariamente das 7h às 22h, incluindo sábados, domingos e feriados. Os telefones
estão divididos conforme a urgência do pedido, sendo 0800 330 97 97 para
situações normais e o 0300 555 97 97 para casos de AOG.
A expectativa da Helibras é que o novo Centro de Suporte ao Cliente abrigue
um patrimônio rotativo superior a 50 milhões de dólares em estoques, para o
atendimento de todas as necessidades do mercado brasileiro.
Nova base de logística também vai apoiar contratos de CLS
O Centro de Suporte ao Cliente está sendo estruturado para prestar um
atendimento diferenciado também aos clientes que operam frotas de helicópteros
e têm uma necessidade ainda maior de manter suas aeronaves operacionais o maior
tempo possível.
Pensando nisso, a Helibras oferece uma modalidade de contrato que promove a
gestão do inventário de peças do próprio operador, responsabilizando-se por
toda a logística no formato door-to-door em qualquer ponto do território
nacional. A modalidade – utilizada pelas Forças Armadas e chamada de CLS
(suporte logístico contratado) – permite a aquisição de peças e realização de
serviços de forma mais simplificada, onde o helicóptero estiver.
Para promover melhor suporte nessa modalidade de contrato, a Helibras está
organizando uma área destinada e exclusiva, de acesso restrito e controlado,
para garantir o suprimento da necessidade do cliente de maneira imediata. “Com
relação aos contratos da modalidade CLS, o Centro de Suporte ao Cliente se
dedicará especialmente à gestão e ao fornecimento de peças, itens reparáveis,
equipamentos de apoio ao solo e ferramentas, incluindo um estoque especial
segregado dentro da plataforma logística de Atibaia, com uma equipe dedicada”,
explica Flávio Pires, vice-presidente de Suporte e Serviços da Helibras.
Com as melhorias implantadas, a Helibras cobrirá integralmente o atendimento
de todo o parque de helicópteros da marca em atividade no país, podendo ainda
oferecer potencial ajuda para atendimento da frota Eurocopter na América
Latina.
Fonte: www.pilotopolicial.com.br
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