Contato

diogenes.casagrande@consultores.com.br

http://twitter.com/ConsultorC

Skype

Skype: diogenes.oliveira.casagrande

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Governo quer usar FUST para levar banda larga à zona rural

BRASÍLIA - O governo pretende utilizar os recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para ampliar o acesso à internet de alta velocidade na zona rural. O plano é disseminar a banda larga por meio da faixa de frequência de 450 megahertz (MHz), cujo potencial de cobertura chega a 15 milhões de pessoas que vivem no meio rural.

"Não tenho dúvidas em afirmar que temos uma dívida com o Brasil rural", disse Cezar Alvarez, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, ao se referir às necessidades de expansão da tecnologia.

A faixa de frequência de 450 MHz é utilizada pela Polícia Federal (PF), que deverá migrar para outra faixa de transmissão. O governo terá de indenizar a PF para poder comprar os novos equipamentos e licitar a frequência.

O alcance da frequência de 450 MHz é seu trunfo. Com apenas uma antena, essa faixa de frequência pode atingir uma distância de cobertura de até 50 quilômetros, enquanto que, para cobrir a mesma área com uma rede de terceira geração (3G), seria preciso instalar 18 estações com torre, antena, transmissor e sistemas de controle.

A vantagem das redes 3G, no entanto, é que, como elas operam em frequências mais altas, conseguem trafegar um volume de dados muito maior. Por isso são mais usadas em regiões de alta densidade populacional.

(André Borges | Valor)



Nenhum comentário:

Postar um comentário